Header Ads

Silicon Valley é estúpido | Só comentando

OBS: Este post possui comentários até o episódio 4 da 2ª temporada.

Richard Hendricks (Thomas Middleditch), Big Head (Josh Brener), Gilfoyle (Martin Starr) e Dinesh (Kumail Nanjiani) são programadores tão inteligentes quanto introvertidos. Eles trabalham na companhia Hooli, no Vale do Silício, e vivem sob a "custódia" de Erlich Bachman , um "milionário" que os deixa morarem em sua casa de graça - desde que ele ganhe 10% dos lucros dos projetos dos garotos. Após a falha de um investimento do capitalista Peter Gregory (Christopher Evan Welch), Richard parece destinado a permanecer em seu trabalho medíocre na companhia, fundada pelo megalomaníaco Gavin Belson (Matt Ross). Quando Mônica (Amanda Crew), chefe de operações de Gregory, e Jared (Zach Woods), executivo, percebem o valor do algoritmo criado por Richard, uma disputa de ofertas surge entre Belson e Gregory, e Richard fica no meio. (Sinopse)

Em meio ao tom sarcástico e humor ácido que a série possui, ela foca de maneira exacerbada em não perder uma piada ao invés de ter um meio termo entre o humor e a trama principal. Todos os personagens são o estereótipo da estupidez, que inicialmente é divertido de se acompanhar, mas nada faz para que desenvolva os personagens.

Richard Hendricks é um cara estranho que criou algo incrível, mas não sabe interagir, falar direito e sempre que precisa pensar nos momentos "chaves" não ocorre. Soluções inteligentes quando precisa? Nunca ocorre! Buscar por elas? Jamais! Mas para discutir sobre um nomezinho que ele ficou paranoico ele vai atrás.

Erlich Bachman o personagem que é simplesmente estupido e babaca porque sim. Em momento algum há um motivo claro para ele ser importante para a trama principal. Ele hospeda a empresa de Richard apenas isso. Mas não há um devido tratamento para que ele não faça alguma "cagada". Gastar dinheiro que não tem? Tudo bem! Ficar de birra por não escolher os funcionários? Tudo bem! Tratar investidores como idiotas? Tudo bem, de novo! A série deixa ele fazer o que quiser, depois lhe pune, mas o personagem continua nesse ciclo. Claro, ele está sempre envolto de ótimas piadas, mas nem por isso é sempre divertido de se acompanhar..

A dupla dinâmica Gilfoyle e Dinesh, ocupam o trono de estupidez. Piadas, preconceito e se acharem demais é extremamente chato. Mas ficam no seu canto, sem ter o poder de atrapalhar tanto assim. Agora, Jared Dunn o personagem tratado como o mais inútil, mesmo que faça as coisas se movimentarem é tratado como um lixo. Pelo próprio personagem e pelo enredo. Não gostou de ser tratado de maneira desumana na Hooli, mas por ver algo diferente na Pied Piper resolver tolerar toda a babaquice que a dupla dinâmica e o restante do universo faz com ele. Mesmo que tudo e todos sejam diretos em relação a ele.

Com todos esses personagens idiotas, o que me resta? Torcer para que tudo dê certo, mesmo acompanhando essa sequencia de estupidez? Me poupe! A impressão que fica é que desde a morte de Peter Gregory (Christopher Evan Welch, 1965-2013) o rumo que a série tomou foi mergulhar de vez na estupidez.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.